Carolina Acosta - FM PAN de Aquidauana - MS
A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), com o governador André Puccinelli, prestaram uma homenagem ao ex-governador Wilson Barbosa Martins, hoje (4) pela manhã, na sede da Sanesul.
Durante a homenagem, Wilson Barbosa Martins recebeu, das mãos do governador e do presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, um relatório, composto de quatro pastas, sobre as obras executadas pela empresa durante o período em que Wilson esteve à frente do Executivo estadual (entre os anos de 1983 e 1986 e de 1995 e 1998). Este levantamento das ações do governo Wilson foi realizado a pedido do próprio ex-governador, durante visita à empresa, em maio deste ano.
O relatório será utilizado para compor um livro de memórias, que está sendo escrito pelo próprio ex-governador Wilson Barbosa. A obra, prevista para ser lançada em março de 2009, pretende resgatar parte da história do Brasil e de Mato Grosso do Sul, notadamente no período em que administrou o Estado.
O diretor-presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, reconheceu a importância do ex-governador Wilson Barbosa para o desenvolvimento do Estado e destacou o sucesso da empresa de saneamento: “A Sanesul caminha bem, graças ao conjunto de funcionários da empresa”, afirmou José Carlos. O governador André Puccinelli agradeceu aos servidores, antigos e atuais, da Sanesul. “O sucesso da Sanesul é de todos, é do governo, e não apenas do governador”, destacou André.
Wilson Barbosa, emocionado, agradeceu a homenagem e fez um pedido: “Peço que outros órgãos públicos, a exemplo da Sanesul, me forneçam subsídios da época de meu governo para que sejam relatadas neste livro”, lembrou Wilson Barbosa.
Estiveram presentes na homenagem a deputada estadual Celina Jallad; o secretário de Estado de Habitação, Carlos Marun; demais membros do Conselho de Administração e antigos funcionários da Sanesul, entre eles o ex-diretor Edson Bossay da Costa.
Homenagem
Além do material referente aos dois mandatos do ex-governador, a diretoria da Sanesul organizou uma coletânea das obras da ex-primeira dama Nelly Martins. Em tom de homenagem à família, 12 crônicas retiradas dos livros da escritora e artista plástica foram expostas no jardim da empresa.
O livro
Wilson Barbosa Martins nasceu em 21 de junho de 1917, na fazenda Vacaria, município de Campo Grande. Com 91 anos de idade e vasta experiência política, acumulada como ex-prefeito de Campo Grande, duas vezes governador do Estado, deputado federal e senador da República, o advogado Wilson Barbosa Martins prepara a publicação do livro de memórias. Dividida em 12 capítulos e com aproximadamente 250 páginas, a obra deverá retratar episódios importantes da história da Capital, de Mato Grosso do Sul e do Brasil.
Primeiro governador eleito pelo voto direto em Mato Grosso do Sul, Wilson Martins realizou uma gestão memorável. Pavimentou 2,5 mil quilômetros de rodovias, incluindo as estradas federais, como a BR-262, entre Três Lagoas e Corumbá, e a BR-163, entre Dourados e a divisa com o Paraná. Resultado do bom trânsito com o ministro Delfim Neto na época, obteve recursos federais para realizar projetos e implementar uma boa política salarial para o funcionalismo público estadual.]
Assessoria